Descrição

O presente objeto faz parte do Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade UNIJORGE. Compondo a disciplina Projeto Integrador com o objetivo de divulgar o “Jantar Gourmet”, em destaque a Chapada Diamantina e sua culinária.

Apresentar os pratos com inovação e tradição com base na culinária do século XXI com o olhar dos novos gastrônomos, ou melhor, gastrologo.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cozinha da chapada ou pode-se dizer Cozinha de Garimpo

Olá quanto tempo, mais quem é vivo sempre aparece né?? ahuauh
Brincadeirinhas a parte, tenho boas novas para todos vocês, nosso projeto esta chegando ao fim então temos que acelerar os nossos passos. Com a ajuda de um anjinho com toda paciência e perfeição, já já sai nosso Guia culinário da palma ( próximo poste vocês conhecem, está muitoo lindoo), bom vamos parar de enrrolação né??

Vamos falar neste poste sobre as riquezas naturais e a culinária da Chapada Diamantina, que estamos amando conhecer e saborear. 

Bom, a Chapada a séculos atrás, foi uma importante região de extração de diamantes, ela esta situada no centro do estado da Bahia, hoje esses diamantes foram substituídos por quem quer presenciar algumas das maiores maravilhas naturais do mundo. Um lugar sem igual, um encanto com cenários só visto mesmo por lá, que pode levar a uma grande viagem no centro de se mesmo . 

A Chapada é magica,  graças à sua diversidade geográfica e cultural magnifica, coisa que só Deus pra explicar, mostrando ao visitante o sertão, a caatinga, montanhas enormes, cachoeiras cristalinas e uma Culinária regional rica e com um sabor do garimpo. Uma nova tendência na cozinha lençoense (o portal de entrada da Chapada) é tratar de modo ousado os produtos usados nas mesas do século 18 ou onde comessem os garimpeiros.

O garimpeiro tinha uma culinária toda especial e é na pequenina e linda cidade de Lençóis, que ainda se encontra o que restou daquela cozinha toda especial:

Godó de Banana

Carne do Sol com banana

Cortado de Palma



Pirão de Parida


Isso sem falar na batata da serra: 


Um tipo de tubérculo que, segundo me garantiram, só nasce lá, no alto da serra, livre leve e solta, sem ser cultivada ( o mais incrível). Os poucos garimpeiros que ainda restam por ali, que se encarregaram de levar a estranha batata para os restaurantes da região.  A batata é comida crua, em saladas, e até como sobremesa, acompanhando o doce de banana feito na região. É praticamente água pura e, além de servir de sustento para os garimpeiros, hidratava o pessoal. O gosto é muito parecido com a de uma melancia salgada, bem interessante e bastante exótica.


Vale a pena conhecer a simplicidade e tranquilidade, de um lugar lindo e aconchegante, de uma culinária rica e saborosa. Essa é a Chapada Diamantina que estou amando desbravar.

Aguardem os próximos capítulos, Amanhã vamos testar o nosso prato mais uma vez!!! Postaremos fotos ( não oficiais é claro)...hauhauh 

Bjsss

Deus abençoe a todosss!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário