Descrição

O presente objeto faz parte do Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade UNIJORGE. Compondo a disciplina Projeto Integrador com o objetivo de divulgar o “Jantar Gourmet”, em destaque a Chapada Diamantina e sua culinária.

Apresentar os pratos com inovação e tradição com base na culinária do século XXI com o olhar dos novos gastrônomos, ou melhor, gastrologo.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Festas Tradicionais

Como toda a Bahia, a Chapada Diamantina é detentora de manifestações culturais singulares, que contagia quem a visita, pelos matizes carregados de misticismo, tradição e axé, presentes em seu povo humilde, nos hábitos rotineiros e simples que dão a impressão de estarem sempre em harmonia. O sincretismo é a prática que marca a religiosidade dos locais. A festa de Senhor dos Passos é a principal de Lençóis e acontece desde meados do século XIX. Dura quase um mês, entre 23 de janeiro e 3 de fevereiro.
No calendário de festas populares, destacam-se três festas: O Terno de Reis, A Marujada e o São João. O Terno de Reis é a festa em que se encerra o ciclo do Natal, onde os reiseiros (chefes) tocam instrumentos regionais como a zabumba, duas caixas, surdo, gaitas e flautas e vestem-se com a toalha, um pano branco bordado, dobrado no sentido do comprimento cruzado no peito; chapéu de palha enfeitado com fitas coloridas, bolas de Natal, espelhos, penas de aves e enfeites de papel. Desde o primeiro dia de janeiro, o Terno de Reis sai pelas ruas de casa em casa pedindo doações para a festa. No dia 6 de janeiro é rezada uma ladainha na igreja e depois todos continuam pelas ruas para dar fim à festa com o “dando de comer”[1], que são as comidas e bebidas arrecadadas e depois distribuídas a todos.


[1] Momento da festa de Terno de Reis em que se oferece um banquete aberto a quem queira participar. (GONÇALVES, Maria. Salete P. Garimpo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário