Descrição

O presente objeto faz parte do Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade UNIJORGE. Compondo a disciplina Projeto Integrador com o objetivo de divulgar o “Jantar Gourmet”, em destaque a Chapada Diamantina e sua culinária.

Apresentar os pratos com inovação e tradição com base na culinária do século XXI com o olhar dos novos gastrônomos, ou melhor, gastrologo.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A PALMA FORRAGEIRA (Opuntia ficus-indicaMill.)

A escolha da Palma como ingrediente principal do prato, ocorreu após as pesquisas sobre a culinária da chapada. Observou-se que é um ingrediente típico e exótico, e que a população da localidade a utiliza com bastante freqüência, o prato mais famoso é o cortado de palma, que na realidade, é tipo um ensopadinho de legumes. A palma é um tipo de cacto da caatinga nordestina e que serve de sustento para muitas famílias do sertão, por ser rica em vitaminas e mineral.
 Sendo um ingrediente tão rico e abundante nessa região achamos oportuno pesquisar e divulgar os benefícios da mesma bem como a grande diversidade de usos e aplicações tanto na culinária como em outros setores industriais.  
Com a pesquisa já descobrimos mais de 50 receitas nas quais o broto da palma pode ser utilizado, desde suflê, a sucos e pizza. As pessoas ainda estão começando a despertar para todas as utilidades da palma.
Apesar de serem cultivadas no semi-árido para alimentação animal, suas potencialidades não são totalmente exploradas, talvez, por falta de pesquisas com esse intuito e de incentivos para incorporar essa cultura, tão bem adaptada á nossa realidade, como geração de renda.
Com a apresentação da Palma no jantar esperamos que as pessoas a aceite como alternativa alimentar e se empenhem em realizar projetos de pesquisas angariando parceiros para divulgar a grande diversidade de uso da palma, assim como no México, e incitem os governantes a investir em programas de difusão da Palma como alimento rico e inserir a mesma na merenda escolar, formando assim futuros consumidores.

2 comentários: