Descrição

O presente objeto faz parte do Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade UNIJORGE. Compondo a disciplina Projeto Integrador com o objetivo de divulgar o “Jantar Gourmet”, em destaque a Chapada Diamantina e sua culinária.

Apresentar os pratos com inovação e tradição com base na culinária do século XXI com o olhar dos novos gastrônomos, ou melhor, gastrologo.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA PALMA EM OUTROS ESTADOS.

Ø  Jovens do interior do Ceara divulgam palma forrageira no México[1]
Vegetal em abundância no sertão, usada basicamente para ração de boi, a palma forrageira é, agora, "comida de gente". Já premiados nacionalmente, estudantes deste Município participam esta semana de Feira Internacional de Ciências no México expondo a inserção da palma forrageira na culinária sertaneja. O vegetal é mais nutritivo que outros já comuns à mesa e representa alternativa de convivência com o semiárido. A população de Jaguaribe já está orgulhos. 
Ø  Alagoas com a Palma na Mão[2]
Integrante comum da paisagem do sertão nordestino, a palma é usada normalmente como alimentação animal. Em Alagoas esse conceito está mudando e a palma está ganhando novas utilidades. Pelo menos é o que esperam os parceiros do projeto “Alagoas com a Palma na Mão”. Em continuação as atividades, o projeto realiza um curso de culinária com a palma. Estará participando das atividades donos de bares, restaurantes e esposas de produtores dos municípios de Batalha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores e Jacaré dos Homens.
O estudioso da palma, professor Paulo Suassuna, será o responsável pelas dicas de culinária. Durante as aulas os alunos terão a oportunidade ímpar de aprender a fazer suflê, tortas doces e salgadas, risoto, mousse e até suco com o broto da palma.
Ø  Receitas de raiz[3]
Percebe-se que em outros estados do nordeste a palma esta sendo bastante divulgada em campanhas de inserção na culinária devido a seu grande potencial de nutrientes e sua facilidade de manejo nas regiões do semiárrido. Aqui na Bahia uma pequena semente esta sendo plantada através dos moradores da chapada Diamantina que procura manter as tradições culinárias da região e divulgar a mesma através de participação em simpósios, seminários e eventos gastronômicos.
O INCRA apresentou o estudo, registrado no livro digital, que resgata pratos típicos de nove assentamentos, onde residem 1,3 mil famílias e que faz um apanhado de 53 receitas de raiz e suas histórias entre elas o Cortado de Palma. A apresentação foi ministrada pela turismóloga Revecca Tapie, mestre em Turismo e Desenvolvimento pela Universitè Toulouse (França), no V seminário de gastronomia do Senac – BA.


[1] Radio três fronteiras – 07/12/2010 - Fonte: Diário do Nordeste.
[2]Pagina rural - 16 de maio de 2008 - Fonte: BCCOM Comunicação.
[3] Jornal da Chapada - Publicado em 31 agosto 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário